8 de out. de 2011

Os tipos de pele

Partindo do mesmo presuposto que identificar nosso tipo físico ajuda na hora de escolher as roupas que nos favorecem, conhecer o nosso tipo de pele também ajuda muito na hora de cuidar do nosso rosto, né?



A melhor maneira de saber qual é o seu tipo de pele é indo a um dermatologista. Ele é o profissional indicado para identificar as caracteristas e recomendar os produtos e tratamento ideais. Mas no geral, existem quatro grupos: pele oleosa, pele seca, pele mista e pele normal. Vamos conhecer um pouco cada tipo e suas caracterisitas, assim dá pra gente ter uma idéia de em qual grupo a gente se encaixa.

1. Pele Oleosa
Esse é o tipo mais comum entre nós, brasileiras. Especialmente por conta desse clima quente. Quem tem esse tipo de pele apresenta poros dilatados, excesso de oleosidade e brilho. A principio, parece que esse tipo de pele só tem pontos negativos. Mas as mocinhas de pele oleosa apresentam rugas bem mais tarde que pessoas com outros tipos de pele.

2. Pele Seca
A pele seca tem um aspecto ressecado e tem uma certa tendência a se descamar. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão com o passar dos anos. Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, pois tende a rachar com muita facilidade. Necessitam de constante proteção e de hidratação com cremes específicos para o dia e para a noite.

3. Pele mista
É uma combinação de ambas acima, com determinadas áreas do rosto oleosas e outras com aspectos de seca. Normalmente existe um painel constituído pelo central gorduroso da testa, nariz e queixo, e o outro constituído pelo painel das bochechas secas e as áreas ao redor dos olhos e da boca. O painel central gorduroso tem se o nome de zona T.

4. Pele normal
Possui uma textura fina, com uma superfície lisa e maleável. Tem um bom equilíbrio entre óleo e teor de umidade, portanto ela não é nem úmida, nem gordurosa e nem seca. É uma pele vibrante, elástica e influenciável e é menos problemática de todos os outros gêneros. Os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis, de um modo geral aparecem sempre no mesmo tom da pele. É uma pele clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas, sendo assim refletem boas condições de saúde e são sempre mais fáceis de cuidar.

Para cada tipo de pele, há tratamentos e produtos específicos. O ideal é procurar a ajuda de um profissional que indique a melhor forma de tratar a sua pele. Mas o básico, que serve para todo mundo, é manter a pele limpa e hidratada, ter uma alimentação saudável, beber bastante água, não dormir de maquiagem e sempre usar protetor solar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário