Mostrando postagens com marcador cuidados com a roupa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cuidados com a roupa. Mostrar todas as postagens

4 de nov. de 2011

Cuidando bem da nossa roupa - parte II

Dando continuidade à série Cuidando bem da nossa roupa, aqui vai mais algumas dicas para a hora da lavagem. 

Lavagem
- Não deixe que a roupa suje excessivamente antes de lavar. Não precisa deixar a roupa ficar podre de sujar pra lavar, né gente? Mas também não precisar lavar depois de usar uma única vez, a não ser que tenha manchado, ou suado muito. Lavar demais também desgasta a roupa.
- Antes de lavar, deixe a roupa secar e ventilar.
- Esvazie bolsos, feche o zípers, desabotoe os botões e levante a gola antes de lavar.

Lavagem à mão
- Nas primeiras lavagens a água pode soltar tinta, portanto, é recomendável lavar a peça sozinha. Pode parecer meio óbvio, mas não custa alertar: mesmo nas próximas lavagens também é melhor separar as roupas coloridas das brancas. 
- Deixe que o sabão e o detergente se dissolvam completamente antes de introduzir a roupa.
- Não torcer a roupa, só pressioná-la com suavidade.
- Enxaguar bem.

Secagem
- Não expor a roupa diretamente ao sol forte, especialmente se for colorida.
- As roupas de malha, lã, algodão, devem ser envolvidas em uma toalha e deixadas em uma superfície, sem serem torcidas ou expostas ao sol ou calefação, para que sequem. 
- As roupas propensas á deformação devem ser estendidas ao secar, para que recuperem sua forma, não colocá-las no varal. 

Água sanitária
- Antes de usar água sanitária, observar bem as instruções da etiqueta!
- Usar somente água fria e, no máximo, por uma hora,
- Não usar recipiente de ferro, cobre ou latão.

Passar
- Separe a roupa conforme as instruções da etiqueta e comece a passar com a temperatura mais baixa. 
- Para mudar de uma temperatura alta para uma mais baixa, aguardar alguns minutos.
- Passar com a roupa ligeiramente úmida, eliminar, com um pano úmido, qualquer resíduo que esteja aderido ao ferro de passar, antes que o mesmo esfrie.

14 de out. de 2011

Cuidando bem da nossa roupa


A revista Veja de 22/07/09 trouxe uma reportagem muito boa sobre cuidados com as roupas de inverno (Guia veja, pág 22/24). No final da sessão, tem um textozinho falando dos símbolos que aparecem nas etiquetas das roupas, e que na maioria das vezes passa despercebido.


Esses símbolos são muito importantes porque trazem informações de como devemos proceder na hora de limpar nossas roupas, mas nem todo mundo (na verdade, quase ninguém) entende o que eles significam. Para quem não leu a reportagem da revista, resolvi fazer um post pra passar essas explicações à vocês.

Vamos começar o exercício? Peguei aí uma peça de roupa qualquer e olhem a etiqueta. Quais símbolos você vê? Indentifique com os que estão abaixo e descubra a maneira certa de lava-lá.






A reportagem informa ainda quais as consequências de você não seguir as instruções da etiqueta.

No caso da lavagem, se você põe na máquina uma roupa que devia ser lavada à mão, o desgaste da peça é bem maior, e ela se deteriora mais rápido. Quanto à temperatura da água: usar água mais quente que o indicado para determinada roupa pode deformar o tecido, especialmente os sintéticos como náilon e e poliéster (e esse último está presente na grande maioria das roupas).


O caso do alvejante não precisa nem explicar né? Usar quando a etiqueta diz que não pode é chance altíssima de manchar sua roupa.

Na hora de por pra secar também é legal dá uma verificada nos símbolos. Algumas roupas não devem ser torcidas, outras não podem ficar esticadas no varal, outras não podem pegar sol. Tudo isso vai de acordo com o tecido da peça, que pode deformar ou manchar se não observamos direitinho tudo isso.


E por fim, o ferro! Gente, todo cuidado é pouco nessa hora. Alguns materiais não suportam muito calor e tem outros que nem podem ver o ferro de passar! Tem que ter atenção nessa hora pra não deixar aquelas marcas horríveis de quando o ferro tá muito quente e gruda no tecido ou até queimar e rasgar a roupa. Acho que nessa etapa tem que seguir as instruções mesmo!!

Pronto, meninas! Agora vocês já tem a legendinha pra decifrar as etiquetas e cuidar bem das suas roupas. 

Ilustração: Reprodução 
OBS: Este post foi publicado por mim no Vitrine Virtual em 30/07/2009