Mostrando postagens com marcador moda. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador moda. Mostrar todas as postagens

23 de set. de 2011

Cores da primavera

Eu não sabia direito o que era a Pantone, mas fui pesquisar para fazer esse post e descobri que ela é a empresa que criou o sistema de cores mundialmente utilizado pelas indústrias gráfica e têxtil. (Obrigada São Google!

E o porquê dessa introdução toda é que essa empresa, a cada temporada, divulga um lista com as cores que serão tendência para aquela estação. Daí que na semana passada, durante a semana de moda de Nova Yorque, eles divulgaram as 10 cores que serão hit na primavera 2012. 

Pois é... não é primavera 2011, essa que tá começando hoje dia 23/11 para a gente. É a primavera do hemisfério norte, que começa 21 de Março de 2012 e que já está sendo desfilada nas semanas de moda internacionais.

Nem por isso a gente precisa aguardar o ano que vem. Eu sei que as lojas estão vendendo color-blocking, listras, calça vermelha, etc e tal, mas algumas dessas cores já estão presentes nas coleções de verão das marcas brasileiras, como o tangerine e o cookatoo (esse verdinho água).


Usar roupas coloridas vai continuar tendência em 2012, só basta atualizar o look incluindo também as cores em tons pastéis.


Alguns cliques dos desfiles de primavera/verão 2012 da semana de moda de Nova Iorque e Londres.




Imagem: Nails Freak
Fotos de desfile: FFW e Chic

20 de set. de 2011

Moda por pouco

Acho que já está bem claro para todo mundo que seguir tendência de moda não custa caro. Basta dar uma passadinha nas lojas de departamento para achar tudo aquilo que a gente vê nas revistas, televisão e blogs de moda. Pode até demorar um pouco. Geralmente as fast fashions brasileiras se atrasam um tantinho nas tendências, mas elas estão lá, nas prateleiras das nossas queridas Renner, Riachuelo, C&A, Marisa, Pernambuncanas, etc.

O excelente site Chic, da incrível Gloria Kalil, fez um editorial muito lindo, só com peças de coleções populares - como eles chamam - mostrando que é possível sim estar na modando gastando pouco.


Bom, né? Pra ver o resto das fotos e a procendência e preço das peças: Site Chic


16 de set. de 2011

Os tipos físicos

Acho que uma das primeiras coisas que a gente precisa aprender quando começa a praticar moda é: tipos físicos. Se a gente quer comprar e usar roupas que deixem a gente mais bonita, escondendo o que não é tão legal e ressaltando nossos pontos fortes, a gente precisa conhecer bem o nosso corpo.

Vá para frente do espelho e se analise, inclusive de costas! A gente tem costume de só dar aquela olhada rápida no espelho de frente, para ver como a roupa ficou. Nem pensa em como a gente é pra quem nos vê por trás. Pois é, faça esse exercício de observação. Observe seu corpo e veja que você com certeza se encaixa em dos cinco tipos físicos abaixo.

Perceba também que para cada tipo, existe uma maneira de disfarçar as “imperfeições”.

1. Ampulheta - Os  ombros e quadris com a mesma largura e a cintura fina.
Esse é o corpo que quase todo mundo deseja ter, pois as formas proporcionais faz com que a qualquer tipo de roupa lhe caia bem. A dica é valorizar marcando a cintura e ressaltando as formas, mas sempre com cuidado para não vulgarizar.

2. Triângulo ou pêra - ombros estreitos, quadris largos e cintura fina
Acho que a maioria das brasileiras segue esse padrão. Aqui a solução é dar destaque a parte de cima, que é mais fina, evitando detalhes, babados e cores claras na parte de baixo, de modo a não chamar atenção para a parte mais larga do corpo. Assim, as proporções ficam balanceadas.

3. Triângulo invertido - ombros largos e quadril estreito.
Aqui o segredo é balancear a desproporção entre ombro e quadril com um pouco de volume na parte de baixo. Assim fica tudo visualmente mais harmonioso. As blusas devem ser em cores escuras e sem muitos detalhes pois o destaque deve ficar onde a pessoa é mais “fina”. São estas que podem abusar das cores claras e babados nas saias, calças e shorts.

4. Retângulo – silhueta reta, sem curvas. Ombros, quadris e cintura tem a mesma largura.
Para melhorar um pouco a falta de curva, tentar marca a cintura, chamando atenção para o centro do corpo.

5. Oval – região do abdômen arredondado, seis grandes, pernas grossas.
Evitar roupas muito justas, procurando dar destaque para o colo e ombros. Todo tipo de roupas que dê a sensação de alongar a silhueta, direcionando um olhar vertical, como decotes em v e linhas verticais, é válida. 



A “equação” é muito simples: onde você tem volume, você disfarça. Onde não tem, você ressalta. Assim tudo fica mais equilibrado visualmente.  É fácil, basta usar o bom senso e o espelho. Dicas, tem um monte, mas o que vale mesmo é se olhar no espelho e se achar bonita e confortável.

PS: Não sou personal stylist, nem nada. Mas gosto do assunto e de  pesquisar sobre, porque é sempre bom saber mais, né? 

14 de set. de 2011

Roupas: para o trabalho x para sair

Eu lembro que antes de me interessar por moda, eu tinha uma mania de separar as roupas nas categorias trabalho e “para sair”. Sabe quando você usa um determinado vestido para sair à noite e por isso não usa no trabalho porque acha que não combina, ou porque não quer estragar a peça usando no dia a dia? 

Mas aí a gente vai crescendo, aprendendo um monte de coisa e percebe que bom mesmo é misturar tudo. Usar a mesma peça em diferentes ocasiões é sinal de que a gente tá começando a praticar moda. Tem que deixar de lado essa história de vestir aquela saia só com determinada blusa. A mesma calça social que você usa para ir trabalhar, pode ficar muito bem para ir à um jantar. Assim, o nosso armário rende muito mais e a não dá aquela sensação de “não-tenho-nenhum-roupa-pra-vestir”. Conseqüentemente a gente acaba comprando menos e melhor. 



Ah! Mas não pode esquecer que cada ocasião tem um dress code. Nada de usar mini saia no trabalho, né? Mas a camiseta básica do dia a dia a gente pode usar sim, por baixo de um blazer bonito e bem cortado.