14 de out. de 2011

Cuidando bem da nossa roupa


A revista Veja de 22/07/09 trouxe uma reportagem muito boa sobre cuidados com as roupas de inverno (Guia veja, pág 22/24). No final da sessão, tem um textozinho falando dos símbolos que aparecem nas etiquetas das roupas, e que na maioria das vezes passa despercebido.


Esses símbolos são muito importantes porque trazem informações de como devemos proceder na hora de limpar nossas roupas, mas nem todo mundo (na verdade, quase ninguém) entende o que eles significam. Para quem não leu a reportagem da revista, resolvi fazer um post pra passar essas explicações à vocês.

Vamos começar o exercício? Peguei aí uma peça de roupa qualquer e olhem a etiqueta. Quais símbolos você vê? Indentifique com os que estão abaixo e descubra a maneira certa de lava-lá.






A reportagem informa ainda quais as consequências de você não seguir as instruções da etiqueta.

No caso da lavagem, se você põe na máquina uma roupa que devia ser lavada à mão, o desgaste da peça é bem maior, e ela se deteriora mais rápido. Quanto à temperatura da água: usar água mais quente que o indicado para determinada roupa pode deformar o tecido, especialmente os sintéticos como náilon e e poliéster (e esse último está presente na grande maioria das roupas).


O caso do alvejante não precisa nem explicar né? Usar quando a etiqueta diz que não pode é chance altíssima de manchar sua roupa.

Na hora de por pra secar também é legal dá uma verificada nos símbolos. Algumas roupas não devem ser torcidas, outras não podem ficar esticadas no varal, outras não podem pegar sol. Tudo isso vai de acordo com o tecido da peça, que pode deformar ou manchar se não observamos direitinho tudo isso.


E por fim, o ferro! Gente, todo cuidado é pouco nessa hora. Alguns materiais não suportam muito calor e tem outros que nem podem ver o ferro de passar! Tem que ter atenção nessa hora pra não deixar aquelas marcas horríveis de quando o ferro tá muito quente e gruda no tecido ou até queimar e rasgar a roupa. Acho que nessa etapa tem que seguir as instruções mesmo!!

Pronto, meninas! Agora vocês já tem a legendinha pra decifrar as etiquetas e cuidar bem das suas roupas. 

Ilustração: Reprodução 
OBS: Este post foi publicado por mim no Vitrine Virtual em 30/07/2009

8 de out. de 2011

Os tipos de pele

Partindo do mesmo presuposto que identificar nosso tipo físico ajuda na hora de escolher as roupas que nos favorecem, conhecer o nosso tipo de pele também ajuda muito na hora de cuidar do nosso rosto, né?



A melhor maneira de saber qual é o seu tipo de pele é indo a um dermatologista. Ele é o profissional indicado para identificar as caracteristas e recomendar os produtos e tratamento ideais. Mas no geral, existem quatro grupos: pele oleosa, pele seca, pele mista e pele normal. Vamos conhecer um pouco cada tipo e suas caracterisitas, assim dá pra gente ter uma idéia de em qual grupo a gente se encaixa.

1. Pele Oleosa
Esse é o tipo mais comum entre nós, brasileiras. Especialmente por conta desse clima quente. Quem tem esse tipo de pele apresenta poros dilatados, excesso de oleosidade e brilho. A principio, parece que esse tipo de pele só tem pontos negativos. Mas as mocinhas de pele oleosa apresentam rugas bem mais tarde que pessoas com outros tipos de pele.

2. Pele Seca
A pele seca tem um aspecto ressecado e tem uma certa tendência a se descamar. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão com o passar dos anos. Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, pois tende a rachar com muita facilidade. Necessitam de constante proteção e de hidratação com cremes específicos para o dia e para a noite.

3. Pele mista
É uma combinação de ambas acima, com determinadas áreas do rosto oleosas e outras com aspectos de seca. Normalmente existe um painel constituído pelo central gorduroso da testa, nariz e queixo, e o outro constituído pelo painel das bochechas secas e as áreas ao redor dos olhos e da boca. O painel central gorduroso tem se o nome de zona T.

4. Pele normal
Possui uma textura fina, com uma superfície lisa e maleável. Tem um bom equilíbrio entre óleo e teor de umidade, portanto ela não é nem úmida, nem gordurosa e nem seca. É uma pele vibrante, elástica e influenciável e é menos problemática de todos os outros gêneros. Os poros desse tipo de pele são pequenos, finos e pouco visíveis, de um modo geral aparecem sempre no mesmo tom da pele. É uma pele clara e está pouco propícia a desenvolver manchas e espinhas, sendo assim refletem boas condições de saúde e são sempre mais fáceis de cuidar.

Para cada tipo de pele, há tratamentos e produtos específicos. O ideal é procurar a ajuda de um profissional que indique a melhor forma de tratar a sua pele. Mas o básico, que serve para todo mundo, é manter a pele limpa e hidratada, ter uma alimentação saudável, beber bastante água, não dormir de maquiagem e sempre usar protetor solar.